Startup brasileira de energia renovável recebe investimento bilionário

2025-03-25
Paulo Silveira
Startup brasileira de energia renovável recebe investimento bilionário

A GreenPower Brasil, startup nacional especializada em tecnologias de energia renovável, anunciou nesta semana o recebimento de um investimento de US$ 2 bilhões do fundo soberano de Singapura, o Temasek Holdings. O aporte, considerado o maior já realizado em uma empresa de tecnologia na América Latina, será utilizado para expandir a produção dos revolucionários painéis solares desenvolvidos pela empresa.

Fundada em 2021 por três ex-pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a GreenPower desenvolveu uma tecnologia que aumenta em 70% a eficiência dos painéis solares convencionais, utilizando um novo material semicondutor derivado do grafeno. Além da maior eficiência, os painéis têm custo de produção 40% menor que os modelos tradicionais.

"Este investimento nos permitirá construir a maior fábrica de painéis solares do hemisfério sul e consolidar o Brasil como líder global em energia limpa", afirmou Fernanda Ribeiro, CEO e cofundadora da empresa. A nova fábrica será construída em Campinas (SP) e deve gerar mais de 5.000 empregos diretos.

O ministro de Minas e Energia celebrou o investimento como "prova do potencial brasileiro para liderar a transição energética mundial" e anunciou incentivos fiscais para empresas que adotarem a tecnologia nacional em seus projetos de energia renovável.

energia renovável
investimento
startup
tecnologia verde
P
Paulo Silveira
Jornalista
Compartilhar